• Ynaê Weber

Branding sensorial: a importância para a marca.

O branding sensorial (ou marketing sensorial) surgiu após alguns estudos de neuromarketing para que a publicidade atingisse o subconsciente através dos cinco sentidos fazendo com que a marca seja lembrada. Por exemplo, quando estamos na praia e sentimos a areia em nossos pés, ouvimos o som das ondas quebrando, contemplamos a linda paisagem, logo somos levados a um lugar de tranquilidade e guardamos em nossa memória esses pequenos momentos de prazer que nos envolvem.


É exatamente isso que algumas marcas fazem com seus clientes, tornam seu produto/atendimento inesquecível através dos sentidos, garantido a venda do produto.



Para que você consiga entender com mais clareza, trouxemos o exemplo do MC Donalds. Acompanhe a estratégia abaixo.


Visão: um dos sensores que o Mc mais utiliza em suas campanhas de marketing.

Quem não conhece o famoso McLanche Feliz? É um ótimo exemplo do sentido visual, instigando a atenção ligado a um produto e uma embalagem diferenciada, como está ilustrado no famoso palhaço Ronald Mcdonald'.


Audição: a organização utiliza inúmeros planos de mídia, como o uso de rádios. Mas não só isso, todas as filiais da marca fazem com que o microambiente de cada empreendimento contem com uma boa música local criando uma melhor imersão para o cliente.


Paladar: nesse aspecto, aludido aos Lanches do Mcdonalds são referência em fastfood no mundo todo, apresentando um sabor específico, caracterizados por hambúrgueres 100% carne de primeira, lanches de frango, a sua conhecida e exclusiva batata, e os produtos doces, como os Sundaes e tortas, todos preparados de forma excelente e única.


Tato: o ambiente climatizado, mesas personalizadas e assentos estofados de qualidade visando o bem-estar do cliente fazem com que o local seja o melhor ponto de encontro, além disso, as filiais contam com um playground infantil para entretenimento das crianças.


Olfato: a franquia de fastfoods já fidelizou bastante clientes por conta de suas propagandas criativas que fazem alusão ao cheiro delicioso de hambúrgueres quentinhos prontos para saborear. Dessa forma, propõe o gosto peculiar da cozinha para os clientes e incentiva ainda mais o seu público-alvo.


Agora que trouxemos esse exemplo perfeito, você consegue identificar maneiras de tornar a sua empresa inesquecível através do atual branding sensorial?


Faça com que seus clientes criem memórias afetivas com sua marca e seu sucesso estará garantido. Quer saber mais? Entre em contato conosco, teremos prazer em fazer sua marca relevante no mercado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo